DeHuber Home

Meus pedidos (vazio)

Blog

Mesa Posta: Acabe com suas dúvidas sobre como arrumar a mesa!

Se você quer surpreender seus convidados nada melhor do que investir em uma bela mesa posta.

Quem nunca convidou os amigos para um jantar e ficou em dúvida de como ajeitar a louça e os talheres na mesa? Ou então, em um almoço de negócios, precisou recorrer ao colega de trabalho para saber qual copo correto para cada bebida? Acho que todo mundo já passou por isso, mas, as regras para mesa posta são mais simples do que você imagina e nós vamos te ajudar com algumas dicas.

A preocupação com a arrumação da mesa começou com Luis XV, na França, pois as refeições servidas ao Rei eram muito sofisticadas e demoradas, por isso, criaram alguns preceitos de organização, para facilitar este processo. Com o tempo, essas regrinhas de etiqueta ganharam muitos adeptos e, apesar de não ser um hábito diário nos países ocidentais, em muitas ocasiões segui-las é sinal de educação e respeito.

As regras das refeições formais são as mesmas para o dia e para a noite, mas, antes de falar da disposição dos talheres, vamos para a apresentação da mesa. Ela não precisa ser totalmente coberta com uma toalha. Você pode utilizar um jogo americano - ele pode ser colorido ou neutro e deve criar um contraste agradável com a louça utilizada. Os guardanapos devem ser de pano, obrigatoriamente. Para dar um clima mais agradável, opte por arranjos naturais ou pequenos enfeites na mesa. Castiçais também são uma excelente opção, mas é importante que eles não ultrapassem 30 centímetros de altura.

Para encerrar, é hora de organizar os itens da refeição: Pratos e talheres devem ser colocados na ordem em que serão utilizados – no caso dos talheres, sempre de fora para dentro. Os copos devem estar em camadas de tamanho, pois um não pode cobrir o outro. Guardanapos podem estar ao lado ou no centro do prato. Viu como é simples?

Dá uma olhadinha nessa imagem, vai ficar ainda mais fácil de entender!

    

Se for receber um número grande de amigos, você também pode optar por montar uma mesa especial, para que os convidados se sirvam e outra apenas para refeição.

        

Não se esqueça de preparar um cardápio bem saboroso, ok?

Bom apetite!